Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CastVide(Photos)

Fotografias da notável vila de Castelo de Vide

CastVide(Photos)

Fotografias da notável vila de Castelo de Vide

Casa na Rua Nova, n.º 24, Castelo de Vide

  Veja todas as fotografias em: www.castvide.pt

Casa na Rua Nova, n.º 24, Castelo de Vide

 

Categoria: Arquitectura civil


Tipologia: Edifício


Localização: Rua Nova, 24


Freguesia: Santa Maria da Devesa


Protecção Legal: IIM Imóvel de Interesse Municipal (129/77, DR 226, de 29-09-1977)


Nota Histórica: No século XIV a vila de Castelo de Vide desenvolveu-se em torno de dois eixos primordiais - a Fonte da Vila e a Devesa (igreja de Santa Maria da Devesa). A primeira, que abastecia os moradores do castelo pelo menos desde o século XIV, situa-se sensivelmente ao centro do Largo Dr. José Frederico Laranjo, e liga-se à entrada das muralhas através da Rua da Fonte, que progressivamente foi ficando ladeada de casas, integrando a Judiaria nos séculos XIV e XV. A Fonte constitui o ponto gerador do sistema urbano radial (em blocos triangulares e em concha) que se observa nas cinco ruas em seu redor. Uma dessas artérias, a Rua Nova, desemboca na Devesa, onde se começou a construir, no século XIII/XIV a igreja dedicada a Santa Maria da Devesa (BICHO, 1999; JORGE, 1991; CARVALHO, 2006).

Nesta rua íngreme que liga a Fonte da Vila à igreja matriz, ergue-se uma construção de tipologia barroca, provavelmente do século XVII, que acompanha o acentuado declive do terreno, e cuja história permanece desconhecida.

Na fachada de três andares destaca-se o portal, em cantaria, de verga recta mas rematado por frontão de volutas, com palmas e uma concha ao centro. No interior, a planta irregular articula, ao nível do piso térreo, a cavalariça e a adega da cave, erguendo-se na zona da entrada uma escadaria, com voluta e arco em granito, que permite o acesso aos pisos superiores onde se distribuem inúmeros compartimentos, entre os quais destacamos a capela particular, com abóbada pintada e altar. 

NOTA: Sabe-se que, no século XIX, a casa foi propriedade de Manuel Maria dos Santos Cordeiro, de Castelo de Vide, que era o Morgado Cordeiro. O seu nome surge em documentação diversa, referente a congregações religiosas e a assuntos relacionados com a Igreja.

 

in "http://www.fontedavila.org"