Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CastVide(Photos)

Fotografias da notável vila de Castelo de Vide

CastVide(Photos)

Fotografias da notável vila de Castelo de Vide

Estacao de Ferroviária de Castelo de Vide

  Veja todas as fotografias em: www.castvide.pt

Estacao de Ferroviária de Castelo de Vide

 

Descrição

Localização

Esta interface encontra-se junto à localidade de Castelo de Vide.

Vias de circulação e plataformas

Em Janeiro de 2011, apresentava 2 vias de circulação, ambas com 215 metros de comprimento, e uma plataforma, com 95 metros de extensão, e 40 centímetros de altura.

Painéis de azulejo

A estação está decorada com vários painéis de azulejo com pintura hiper-realista, retratando vários aspectos da vivência tradicional, e alguns monumentos da vila, como o quadro "Fonte da Vila", contrastando com molduras rectilíneas de carácter modernista, policromadas e com desenhos de elementos vegetalistas. Os azulejos são da autoria de Jorge Colaço, e foram produzidos pela Fábrica Lusitânia.

 

História 

Inauguração e expansão

A construção do Ramal de Cáceres iniciou-se em 15 de Julho de 1878, pela Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses; a abertura ao serviço deu-se no dia 15 de Outubro do ano seguinte, mas a inauguração oficial só foi realizada em 6 de Junho de 1880. A abertura desta estação possibilitou um aumento nas relações comerciais, melhorando consideravelmente a situação económica da localidade de Castelo de Vide.

Ligação prevista a a Fratel e Estremoz

Um decreto de 27 de Junho de 1907 previu a construção de uma linha entre Estremoz, na Linha de Évora, e Castelo de Vide, que devia estar concluída no prazo de 3 anos.

Uma comissão técnica, reunida em 1929 para estudar as ligações ferroviárias em Portugal, apresentou uma proposta para uma linha de via larga, ligando Fratel, na Linha da Beira Baixa, a Estremoz, passando por Castelo de Vide.

Nos princípios da Década de 1930, foi renovado o macadame da estrada de Póvoa e Meadas até Castelo de Vide e a estação ferroviária, um melhoramento que foi muito importante devido ao mau estado em que a estrada se encontrava.

Século XXI

No dia 1 de Fevereiro de 2011, a empresa Comboios de Portugal terminou todos os comboios Regionais no Ramal de Cáceres, ficando esta estação sem quaisquer serviços.

 

estacaocv_mapa.jpg

 

in "https://pt.wikipedia.org"