Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CastVide(Photos)

Fotografias da notável vila de Castelo de Vide

CastVide(Photos)

Fotografias da notável vila de Castelo de Vide

Menir da Meada, Castelo de Vide

    Veja todas as fotografias em www.castvide.pt

Menir da Meada, Castelo de Vide

 

Categoria: Arqueologia


Tipologia: Menir


Localização: Tapada do Cilindro; Meada; Curral da Argola; Represa / Freguesia: Santa Maria da Devesa - secção J; prédio 17; parcela 3 / Coordenadas UTM - 29SPD33777317


Freguesia: Santa Maria da Devesa


Protecção Legal: Em Vias de Classificação (Homologado - MN Monumento Nacional) (Despacho de 18 de Março de 1997)


Nota Histórica: Trata-se de um monólito granítico, cuja configuração é cilindriforme-fálica, com 7m. de altura e um diâmetro máximo de 1,25m. Em 1993 foi sujeito a uma intervenção de restauro e consolidação, que permitiu a união das duas partes fragmentadas. Das diversas interpretações para a prática de se erguerem pedras isoladas na paisagem pré-histórica assume particular aceitação a explicação para os menires serem os actuais testemunhos materiais de ancestrais cultos à fertilidade da terra. Esta ideia sustenta-se no facto de, no período correspondente à cultura megalítica, as primitivas comunidades caçadoras e recolectoras Terem evoluído para novas sociedades agro-pastoris, onde, consequentemente, a terra passou a deter uma importância vital e preponderante para a subsistência e economia dos povos.

Descrição:
Monólito de granito porfiróide de grão grosseiro. Possuí configuração cilindriforme e está erecto fincado no solo. A extremidade apresenta-se afilada - nesta zona é facilmente perceptível uma glande, em relevo, algo desgastada pela erosão, que envolve diagonalmente todo o monólito, evidenciando, assim, uma representação fálica. Antes de serem efectuados os trabalhos com vista a restituir-lhe o seu aspecto original, o menir apresentava-se partido em duas porções, em que a base, in situ, emergia do solo 1,34m e encontrava ligeiramente inclinada para poente. A outra porção, a de maiores dimensões encontrava-se tombada, igualmente para poente. A zona de fractura nessas duas porções encontrava-se significativamente alterado, daí resultando uma maior dificuldade para a união das superfícies. 

 

in "http://www.fontedavila.org"