Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CastVide(Photos)

Fotografias da notável vila de Castelo de Vide

CastVide(Photos)

Fotografias da notável vila de Castelo de Vide

Museu, Exposição, Sinagoga, Castelo de Vide

    Veja todas as fotografias em www.castvide.pt

Museu, Exposição, Sinagoga, Castelo de Vide 

História

De quando a data da sua fundação, não se sabe ao certo, no entanto, já no séc. XIV existia uma judiaria em Castelo de Vide, que era constituída por um conjunto de casas construídas junto à porta principal do castelo.

 

A Sinagoga está situada na Rua da Judiaria / Rua da Fonte, o edifício orienta-se no sentido Este / Oeste. Todo o conjunto é constituído por um só volume, com dois pisos. Vulgarmente chamada "Sinagoga", mas com o nome apropriado de "BEIT- HA - MIDRASCH - SEFARDIN".

 

No compartimento destinado ao culto, no seu interior, tem instalado o tabernáculo, com as respectivas cavidades destinadas às lamparinas dos "Santos Óleos" e ao lado direito desta peça, uma apoiaria as sagradas escrituras, em que na base estão implantadas sete bolas indicadoras dos seis dias em que Deus criou o mundo e do último dia, o sétimo, descanso da obra. No séc. XVIII sofreu obras de adaptação para residência. Foi reconstruída respeitando a traça primitiva em 1972.

 

Uma porta de acesso ao primeiro piso apresenta uma pequena concavidade que se chama a marca da MEZUZAH, palavra hebraica que significa "ombreira da porta".

 

Esta concavidade destinava-se a guardar um estojo que continha um pequeno pergaminho em que se escreviam algumas das palavras do SHEMA, oração fundamental do culto judaico. Todos as portas são em ogiva que arranca de impostas com arestas vivas, toros e caneluras.

 

Conteúdos Expositivos

  • Sinagoga Medieval;
  • O Bairro Judeu de Castelo de Vide;
  • Os Judeus de Castelo de Vide e a diáspora;
  • As celebrações anuais e os rituais diários;
  • Em memória dos Castelo-Videnses vitimas da Inquisição;
  • Sala Polivalente.

 

Serviços

  • Receção a visitantes - individuais ou inseridos em grupos; explicação dos conteúdos expositivos e prestação de outras informações para visitas guiadas ao Centro Histórico de Castelo de Vide, onde se insere a Judiaria.

 

Horário

  • Horário de Verão: 09H00 às 13H00 e das 14H00 às 17H00 (todos os dias da semana)
  • Horário de Inverno: 09H00 às 13H00 e das 15H00 às 18H00 (todos os dias da semana)
 
 
in "http://www.cm-castelo-vide.pt"
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.