Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CastVide(Photos)

Fotografias da notável vila de Castelo de Vide

CastVide(Photos)

Fotografias da notável vila de Castelo de Vide

PR4 - Percurso Pedestre, Barragem da Póvoa e Meadas, Castelo de Vide

    Veja todas as fotografias em www.castvide.pt

PR4 - Percurso da Barragem da Póvoa e Meadas, Castelo de Vide

 

A construção da Barragem da Póvoa (1927) criou um plano de água com 236 hectares cujo perímetro este percurso, parcialmente, permite percorrer.

Iniciando-se junto à Área de Serviço para Autocaravanas, logo deparamos com a Necrópole da Boa Morte, que nos indicia que o território é rico em sítios arqueológicos. À entrada do paredão da barragem desviamos para visitar o espaço que lhe está a jusante: um moinho hidráulico e um chafurdão testemunham antigas construções rurais e as atividades que aqui se praticavam. No final do paredão passamos a seguir junto à cota que corresponde ao nível de pleno armazenamento da albufeira. Ao passarmos próximo da estrada municipal poderemos encontrar, na sua berma, uma sepultura antropomórfica bem conservada.
 
Mantemo-nos junto da margem até ao ponto em que um observatório de aves nos aguarda. É o momento para tirarmos os binóculos da mochila. A partir daqui afastamo-nos um pouco da albufeira para cruzar uma área de carvalhal onde o granito surge em afloramentos, em pedregulhos soltos ou em pedras toscamente empilhadas em muros. A última parte do percurso decorre em terra batida, finalizando num segundo observatório, no qual aproveitamos para nos despedirmos da barragem e da sua avifauna.
 
VARIANTE PR4.1 CDV
Distância: 2,2km | Duração: 1h
O percurso estende-se, em terreno praticamente plano, pelos recortes de um braço da margem direita da albufeira da Barragem da Póvoa, terminando num ponto defronte ao local de partida.
 
PR4 - Percurso da Barragem da Póvoa e Meadas [PT] - Download
 
in "http://www.cm-castelo-vide.pt"